Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 22 de julho de 2014

ESTUDO PARA CÉLULA

O QUE É MAIS IMPORTANTE

Texto Bíblico: Mateus 13.44-50

O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. (v. 44)

Quebra-gelo: o que é mais importante hoje na tua vida?

Introdução
Em uma fazenda na África do Sul, Erasmus Jacobs, de 15 anos, viu uma pedra reluzir ao sol, em 1867. Certo momento, um vizinho que sabia sobre a existência da pedra reluzente quis comprá-la da família. Por não saber o valor da pedra, a mãe de Erasmus disse ao vizinho: “Pode ficar com a pedra se quiser.” Finalmente, um mineralogista declarou que a pedra era um diamante de 25 quilates que valia uma grande quantia. Ficou conhecido como o “Diamante Eureka” (A palavra grega eureka significa “Encontrei!”). Logo, os valores dos campos próximos à fazenda da família Jacobs elevaram-se. Sob a terra estava um dos mais abastados depósitos de diamante jamais descoberto.

Desenvolvimento
1)- Jesus Cristo dá sentido à vida
“O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo” (Mateus 13.44).
Jesus disse que o valor de fazer parte do reino de Deus é como um tesouro. Muitos têm um grande caco de vidro e pensam ser um diamante. Entregam-se aos cuidados familiares, ao emprego, aos estudos e aos vícios. Pensam que assim estarão com suas vidas preenchidas de sentido. Mas ao menor sinal de cansaço, descobrem tudo indo por água abaixo: quando a família não corresponde; quando o emprego decepciona; quando os estudos se mostram inúteis e quando o vício começa a levar à morte. Por isso, Jesus deseja nos dar um tesouro que é verdadeiro: a volta do sentido para viver, reconciliados com o Pai.

2)- Cuidado com a alma
Mateus 16.26 - Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? (NTLH: O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida.).
É muito comum vermos pessoas invertendo prioridades da vida por coisas que se mostrarão sem sentido. Numa entrevista à revista VEJA, Camile Paglia, uma escritora feminista reconhece que: “no final deste tempo, as mulheres realmente felizes não serão aquelas realizadas no trabalho, mas as que cultivaram uma família grande”, numa referência ao caminho sem filhos e família que muitas estão tomando. Assim também será com muita gente que rejeitou a vida verdadeira que se manifesta quando Deus faz parte das suas vidas. Mas assim como acontece hoje, Ele chama a todos para se converterem e recuperar sua alma. Pare um pouco e pense: pelo que você está trocando sua alma?

3)- Escolha as coisas certas
Mateus 13.49-50 - Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.
Não adianta: certas escolhas nos seguirão para sempre. Muitos choram amargamente por terem feito escolhas erradas em momentos importantes da vida, que foram únicos. Assim também será com a vida de muitos na eternidade. No presente até parece que a vida jamais se acabará, mas pergunte a alguém com 90 anos (se encontrar) se o tempo passou devagar ou rápido. A escolha que você está fazendo hoje terá um grande impacto quando a vida lhe pedir contas. Mas é importante saber que nosso Pai está tentando a todo custo nos ganhar para si e nos poupar da infelicidade. Você reconhece isto?

Conclusão
Quando colocamos nossa fé em Cristo, um “momento eureka” espiritual acontece. Deus nos dá perdão em Seu Filho. É o maior tesouro que poderia ser encontrado. A partir desse momento, o ponto central de nossas vidas pode girar em torno de nos tornarmos valorosos membros de Seu reino eterno. A nossa alegria é compartilhar essa valiosa descoberta com os outros. O reino de Deus é um tesouro feito para ser compartilhado.


Igreja Batista Ebenezer de Crana Vede
Estudo para Célula

PARA QUEM IREMOS?


Texto Bíblico:
Lucas 16.9 - Por isso eu digo a vocês: usem as riquezas deste mundo para conseguir amigos a fim de que, quando as riquezas faltarem, eles recebam vocês no lar eterno.

Quebra-gelo: Você tem paciência com as pessoas?

Introdução
Certa noite um a pessoa ligou para um Pastor às quatro horas da manhã. Estava angustiada por causa de uma situação complicada. Quando sugeri procurar também um médico, ela mostrou seu desânimo ao ter que ir a um posto de saúde, onde ninguém lhe daria atenção e a trataria como uma peça de museu. Muita gente neste mundo, que fazem parta da nossa roda de amigos ou família também está assim: perdidas, sem ninguém para socorrê-las, sem atenção.

Desenvolvimento
Jesus Cristo também viu a situação deste mundo e se compadeceu muito. Ele deu sua vida por todas as pessoas que viessem a pedir sua ajuda. Por isso também hoje ele deseja que sejamos Seus representantes.

1)-As pessoas precisam de uma resposta
João 6.68 - Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna;

Quando muitos discípulos foram embora desanimados ou decepcionados pela sua pregação, Jesus perguntou a Pedro se ele também não queria ir embora. Prontamente Pedro reconheceu que longe da presença do seu Senhor não haveria esperança. Assim também, as pessoas que não conhecem o Evangelho andam sem direção, sem referencial, sem exemplos dignos de ser seguidos. Para onde elas vão? Para o poço sem fundo que não oferece nada além de ilusão e decepção. Precisamos socorrer as pessoas que precisam da orientação de Cristo para reencontrar sentido para suas vidas. Você conhece alguém assim?

2)- As pessoas precisam de um Pastor
Mateus 9.36 - Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.
As pessoas precisam conhecer um Pastor, um guia seguro para suas almas que é Jesus Cristo. Ele deseja pastoreá-las e colocá-las no caminho da vida. Para isto Ele te chama para se aproximar de alguém com verdadeiro interesse e amizade para que seja convertida por Jesus e ser transformada num discípulo/a, e depois disso em um membro maduro, incorporada na família da fé, a Igreja.
Até hoje Jesus está se compadecendo daqueles que estão aflitos como uma ovelha desgarrada neste mundo. Nós que somos discípulos do Senhor, temos ser boca para testemunhar e braços para abraçar aqueles que Deus quer salvar.

3)- Integrando e depois convertendo
Atos 18.27   Querendo ele percorrer a Acaia, animaram-no os irmãos e escreveram aos discípulos para o receberem. Tendo chegado, auxiliou muito aqueles que, mediante a graça, haviam crido;
Como podemos esperar que a pessoa sirva a Jesus, se nem sequer a levamos a um relacionamento pessoal com Cristo? E como elas poderão chegar a um relacionamento com Cristo, se nós não temos um relacionamento de qualidade com aquela pessoa? Alguém disse que temos que primeiro ganhar as pessoas para nós, depois para Jesus. A integração das pessoas NA NOSSA VIDA é condição essencial para a permanência dessa pessoa na célula e na igreja.
Muitas vezes as células não frutificam porque as pessoas convidam os conhecidos para ir à célula, mas não as tornam importantes nas suas vidas. Precisamos primeiramente fazer parte da vida das pessoas, assim elas nos acompanharão à célula e a Jesus Cristo, ou seja, precisamos nos dedicar a novas amizades.


Conclusão
Diz-se que nada levaremos desta terra. Mas Jesus disse que existe uma coisa: os amigos que fazemos aqui. Estes estarão conosco no céu, nos recebendo de braços abertos (Lucas 16.9). O que podemos fazer para ganhar mais um para Jesus? Uma multidão nos espera para serem salvas deste mundo. Se você andar assim, sua recompensa será indescritível.

Líder de Célula: Neste estudo, faça um destaque especial no item 3.

Pr. João Monteiro
Igreja Batista Ebenezer de Cana Verde

Estudo para Célula

REPOUSE EM CRISTO



Texto Bíblico:
 Salmo 23
Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma… —23.2-3

Introdução
Estava vendo na TV reportagem sobre o cão golden retriever. É um cão que se empolga tanto que pode ter convulsões. Para evitar que isto aconteça, é preciso acalmá-lo. Finalmente, depois de algum trabalho ele resolve atender aos apelos de se acalmar e sossega deitando-se, meio a contragosto.

Desenvolvimento
Algumas vezes, nós também precisamos ser lembrados de nos deitarmos. Assim nos livramos do sentimento de onipotência.

1)- Jesus Cristo nos pede que descansemos
Salmos 23.2-3 - Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

No Salmo 23, aprendemos que o nosso Bom Pastor nos faz “… repousar em pastos verdejantes…” e nos leva “… para junto das águas de descanso…”. Ele sabe que precisamos da calma e do descanso que ambos oferecem, mesmo quando nós não percebemos isso. Nossos corpos são formados para terem descanso regular. O próprio Deus descansou no sétimo dia após Sua obra de criação (Gênesis 2:2-3; Êxodo 20:9-11).

2)- Nosso descanso em Cristo
Hebreus 4.10-11 - Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas. Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.

Jesus sabia que havia um momento para ensinar às multidões e um momento para descansar. Ele instruiu Seus discípulos: “… Vinde repousar um pouco, à parte…” (Marcos 6.31). Quando descansamos, restabelecemos o foco e somos revigorados. Se preenchermos todas as horas com atividades — mesmo coisas que valham a pena — Deus geralmente chama nossa atenção nos fazendo “deitar”. Porém é preciso destacar que esse descanso se torna válido quando unido com a fé em Cristo, senão, vira só um cochilinho espanhol, onde tudo volta novamente para o tormento do dia a dia sem Cristo.

3)- Entregue sua ansiedade a Deus
1 Pedro 5.7  Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.

Muitas vezes acordamos pensando e preocupados com aquilo que precisamos resolver, ou preocupados com contas a pagar, pessoas a gerenciar, família e outras coisas. Isto nos tira a paz. Mas a Bíblia nos ensina a entregar tudo em oração,lançando sobre Ele todas as preocupações. Um amigo sempre diz a mim: no final tudo dá certo. Com Jesus Cristo é assim mesmo. Entregue tudo em oração. Não alimente a ansiedade.

Conclusão
O repouso é um presente — um bom presente do nosso Criador, que sabe exatamente do que precisamos. Louvado seja Ele por algumas vezes nos fazer “…repousar em pastos verdejantes…” . E para isto também Deus nos deu Jesus Cristo. Ele faz parta da tua vida, ou você tem perdido o sono. Agora é a hora de você voltar-se para Ele para sempre.


Pr. João Monteiro


 Igreja Batista Ebenezer de Cana Verde

Estudo para Célula

Recuperando o equilíbrio


Texto Bíblico: Efésios 6:10-18
…tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. —Efésios 6:13
Quebra-gelo:
Quando foi seu último tombo?

Introdução
Converso com muita gente que compartilha sobre os problemas no joelho por causa do futebol. Muitos perdem o equilíbrio repentinamente por lesões. Mas ainda assim não deixam de praticar o esporte preferido, aprendendo a lidar com a falta de equilíbrio de vez em quando.
Algumas vezes a vida é assim. Algo inesperado altera a nossa rotina e nos faz perder o equilíbrio. Talvez sejam as más notícias sobre o fim do nosso trabalho ou os resultados de exames médicos que nos incomodam. Pode inclusive ser um ataque de nosso inimigo espiritual. Em cada caso, nosso equilíbrio emocional é martelado e nos sentimos como se não pudéssemos suportar.

Desenvolvimento
Momentos como esses deveriam nos levar a voltarmo-nos a Deus. Quando sentirmos que estamos perdendo o equilíbrio, Ele poderá ajudar. Ele nos provê os recursos espirituais para ajudar-nos a suportar.

1- Fortaleça-se em Cristo
Ef 6.10-11   Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
O diabo, quer gostemos ou não, existe e deseja sempre passar uma rasteira em todos. Seu prazer é ver um filho/a de Deus caindo em ciladas. Por isso aproveite todas as chances que você puder para crescer na fé. Participe das células e das reuniões da igreja. Assim você estará crescendo em Cristo e poderá ficar firme contra as ciladas do diabo.


2- Lembre-se de que nossa luta não é contra as pessoas
Ef 6.12 -  porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
Cícero foi um dos maiores pensadores do Império Romano. Ele era um hábil orador, advogado, político, linguista e escritor. Ainda hoje é lembrado por sua prosa cristalina e sabedoria prática. Por exemplo, a respeito de ter amigos, ele escreveu: “A amizade melhora a felicidade e abate o tormento, duplicando nossa alegria e dividindo nosso pesar.” Ele compreendeu o duplo benefício da amizade ao longo da jornada da vida.
Quase mil anos antes, o rei Salomão também escrevera sobre o valor dos amigos. Em Eclesiastes, lemos: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante” (4:9-10). Certamente, uma vida sem amigos faz nossa estada aqui ser solitária e penosa.
Aquele famoso romano e esse rei judeu estavam certos: Os amigos são importantes, pois servem como confidentes e conselheiros, e ajudam a compartilhar as cargas. Não lute contra as pessoas, mas ore a Deus por todas elas: pelo chefe insuportável, seu líder exigente, seu filho/a problemático e você verá respostas de Deus.

3- Nunca seja pego de surpresa
Ef. 6.13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis
Muitas situações nos pegam de surpresa, quando estamos despreparados. Nessas situações não sabemos o que fazer a não ser nos assustar. Mas quando você tem vida de oração com Jesus, sempre estará preparado/a para as surpresas da vida.
Ore todos os dias e peça a proteção de Deus. Leia a Bíblia e coloque todos os detalhes na presença dele. Então estará preparado para as surpresas muitas vezes desagradáveis do dia a dia.


Conclusão
Quando a vida nos dá rasteiras, não precisamos nos sentir frustrados. Com a força de Deus para nos levantar e a armadura de Deus para nos proteger, podemos permanecer inabaláveis. Entregue sua vida a Jesus hoje mesmo!
Pr.João Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

???????